way2themes

DIY: Tingindo roupas em casa!

Por: | 23:49 26 comentários

Oi meninas, hoje vou dar uma dica super legal para suas peças antigas, velhas, desbotadas, de cor feia e sem graça que estão jogadas a tempos no seu guarda roupa a muito tempo! TINGIR *-*
Bom, eu costumo muito tingir minhas peças sem graças e velhas, quando estão desbotando sempre jogo na panela com tinta, porque roupa desbotada é muito feio né? O legal de tingir as peças é que é super fácil e maioria das vezes o resultado é positivo, e sempre que não der certo tem a solução de jogar a tinta preta e resolver tudo rs!

Para tingir as suas peças é preciso ter uma série de cuidados e planejamento antes de tudo, por exemplo, quem já pintou o cabelo sabe que a cor final vai depender da cor natural do seu cabelo, da tinta usada, do tempo que deixa a tinta, etc; para tingir roupas é a mesma coisa! 
O ideal para tingir uma roupa é usar as peças que já tenham cor clara e assim jogar uma tinta mais escura, por exemplo, nas peças brancas normalmente qualquer cor fica boa, enquanto as peças de cores amarelo, bege, verde claro, azul claro, etc.. vai depender da mistura de cores! É igual quando crianças quando misturávamos as tintas guache para obter mais cores diferente, tudo depende do tom de cada cor!

É preciso pensar também que tecidos estampados jamais vão ficar com uma só cor e a estampa não vai sumir totalmente, isso porque a peça estampada tem vários tons de cor então a tinta vai pegar mais forte em alguns lugares e em outros não, por isso se for tingir uma peça assim pense bem antes! Outra coisa importante de lembrar na hora de tingir é o tipo de tecida da peça, se a peça for de algodão ou 100% natural o processo de tingimento é bem mais prático, agora peças de tecidos sintéticos tem grandes chances de dar errado, então cuidado! As tintas mais usadas para esse processo normalmente são as tintas Guarany e Acrilex, são fáceis de encontrar e o preço não passa de 3 reais!

Agora vamos aprender como tingir a sua roupa:

Existem dois métodos para tingir roupa, o quente e o frio! Eu sempre uso o método quente, usei apenas uma vez o método frio e não gostei muito do resultado.


No método quente você usa a tinta Guarany. Em uma panela bem grande você vai ter que esquentar a água numa quantidade boa o suficiente para cobrir todo o tecido, depois da água bem quente (não precisa estar fervendo) você mistura o corante e depois joga a peça dentro da panela. É preciso que você misture a cada uns 3 à 5 minutos para que a tinta pegue bem em todas as partes do tecido. Não me lembro exatamente o tempo total que você precisa deixar a peça lá dentro mas é cerca de uns 50 minutos. Depois disso você lava o tecido com água fria e deixa no varal.


No método frio é usada a tinta Acrilex. Dentro de um balde você coloca um pouco de água e tinta e dilui a tinta dentro com a água. Você vai colocando tinta e água até chegar a cor no tom desejado, depois disso joga o tecido na mistura e deixa por alguns minutos, no final é só tirar o tecido do balde e pendurar a peça no varal com cuidado para não deixar a peça marcada com os prendedores, uma dica é pendurar a peça do lado avesso!


Tingir peças tem várias vantagens: Quando a roupa tem uma cor horrível ninguém compra e então o preço abaixa, as vezes tem roupas lindas com cores horríveis e muito baratas e então você pode aproveitar! Você pode pegar roupas velhas e desbotadas e dar uma renovada na peça tingindo com alguma cor mais escura (peças com cores fortes sempre tem uma aparência de mais novas). Também tem a vantagem de usar uma peça sua com uma cor sem graça e dar um up nela tingindo com uma cor que está super na moda, uma ideia de cor para esse inverno que está alta é o verde militar e o bordo, são cores escuras e por isso elas são bem mais fáceis de pegar outras cores!

Bom meninas é isso! Espero que tenham gostado das dicas, se você também já tingiu roupas e gostou do resultado comente aqui com a gente, e se não gostou também! Mais dicas de como tingir roupas são bem vindas (: 

Créditos: http://oficinadeestilo.com.br/2010/10/07/como-tingir-roupas-em-casa/

26 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Eu adoro tingir roupas, amo fazer DIY! A poucos dias postei um no blog! Amei o BG do seu blog! Ótimo Final de Semana, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar fazer isso em alguma roupa minha, só não seu se minha mãe vai deixar kkkkk'
    Ameei o post =)

    http://bestfriendstoforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já tentei dos dois modos, o método frio, achei que deu umas manchas por onde a água escorreu, mas ficou bem legal! Bjss

    http://meninatecontei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro fazer tie dye nos meu shorts, é super fácil e sai bem mais em conta do que comprar pronto né? Adorei o post.
    To seguindo flor.
    Beijos
    http://monteolook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma camisa do rolling stones que amo muito, mas ficou bem desbotado o preto, estava pensando em tingir só que tem um desenho nela! rsrs
    Como faço para cobrir esse desenho para não manchar ein? rsrs
    Adorei o teu blog
    e estou seguindo viu?
    =**

    http://viniseoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa que dica legal, muito interessante, nunca tingi nenhuma peça de roupa minha, mais agora vou seguir suas dicas e reaproveitar algumas roupas.
    Beijos!!
    http://belezaemsintonia.com/

    ResponderExcluir
  7. Obrigada!

    adoreei as dicas, ainda não tingi nada em casa..
    Mas ainda vou tingir.. rsrs
    beijos!

    Corre que tem sorteio de uma linda echarpe lá no blog!
    http://pamlepletier.blogspot.com.br/2013/06/sorteio-em-parceria-com-use-d.html

    ResponderExcluir
  8. acho legal tingir peças, fica super original eheheh
    adorei o post!
    bjosss

    www.jessicamakems.blogspot.com.br
    www.youtube.com/jessicamakems

    ResponderExcluir
  9. Muito legal.

    Bem você se inscreveu para que seu blog fosse avaliado eu já avaliei e veja lá no meu blog a sua pontuação.
    sweet-of-cherry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post, gostei das dicas.
    http://plumasepaets.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que post completo! Gostei bastante das dicas (:
    Beijos e já estou seguindo,
    http://cenariumfashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Uhul!! Ameei! Valeu mesmo ;)
    Ótimo post!

    Batom de Framboesa
    Post novo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Querida como está, adorei seu post, sabe eu estava procurando sobre isso esses dias atrás, que coincidência linda, kkkkkkkk, quero que você também confira o meu novo post aqui: http://www.meninasabida.com.br/botas-femininas-para-inverno-2013

    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  14. Nunca tentei fazer em casa, mas gostei das dicas.
    Big Beijos
    Lulu On The Sky

    ResponderExcluir
  15. Nossa já fiz isto muito rsss e ficava lindo
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/
    http://www.youtube.com/user/JeitoSimplesdeSer
    Bjim e boa noite

    ResponderExcluir
  16. morro de medo de tingir minhas roupas! ja comprei tinta mas nunca tenho coragem de usar hahah quem sabe um dia eu tento! bjss

    ResponderExcluir
  17. super informativo o post, eu já tingi em casa, é bem fácil, e melhor de tudo, barato HAHAH

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca tentei porque acho que capaz de minha mãe voar no meu pescoço pq eu sou muito desastrada. Além de eu tingir a roupa, eu tinjo a casa inteira. hahaha :(

    Estou esperando sua visita e seu comentário, corre lá!
    http://dentrodamochila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas, já tingir algumas roupas, mas não ficaram tão legais, falhei em algumas coisas. Mas agora com essas dicas vou tentar novamente.

    Confira o Esmalte da Semana, um rosa poderoso, fiquei apaixonada por ele e super recomendo =)

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas, sempre faço algumas travessuras em casa com minhas roupas e adoroooo essa parte de tingir, rsrs
    Já estou te seguindo, parabens pelo blog e obrigada pela visita no Ego Moderno.
    Beijos

    www.egomoderno.com

    ResponderExcluir
  21. Te indiquei para um selinho :3
    http://unfabulousvacation.blogspot.com.br/2013/06/primeiro-selinho.html
    beijos

    ResponderExcluir
  22. eu fiz essa semana com essas tintas tupy. adorei o resultado.
    bjinhos
    http://quecorusar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu customizei minha calça antiga em short e depois tingi de amarelo, gostei muito, sempre uso ele.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Dyh. Adorei seu post! Mas gostaria de saber como faço quando a roupa tiver estampa ou algum bordado...Existe algum método para não tingir essas estampas? Aguardo resposta, obrigada,

    Atenciosamente, Roberta.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Dyh, tudo bem? Achei o máximo o seu post! Pode me informar como faço para tingir roupa com estampa auto relevo, e bordados? Existe alguma técnica para fazer isso? Desde já agradeço.

    Abraços, Roberta.



    ResponderExcluir
  26. tenho um vestido de algodão coral, era marfim tingi de marfim ficou cholate escuro não gostei coloquei na agua sanitária aí ficou coral, gostaria de uma outra cor, sou morena tom de pele, gostaria de qualquercor menos esse coral. me d^uma dica de qual cor comprar para ficar legal. obrigada. nisete.freitas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir